inicio / Mídias / Galerias de Fotos / 25 Anos da Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá
fotografiareligiosa_1551987138

25 Anos da Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá

25 Anos da Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Quixadá, Sertão Central do Ceará, celebra neste 17 de abril de 2019, os seus vinte e cinco anos, dentro do período da Semana Santa, data que será marcada pela gratidão na presença de Jesus na Eucaristia, em Adoração. As cidades da Diocese onde a corrente de graça está presente estarão vivendo em comunhão vinte e cinco horas de Adoração em louvor e intercessão pelos vinte e cinco anos vividos e em preparação ao que o Senhor ainda fará, que se dará do dia 26 para o dia 27 de abril. Dentro desta ocasião celebrativa, também estão previstas noites de louvor e Missa em ação de graças em datas diversas ao decorrer do mês.

A RCC tem sido uma manifestação da bondade de Deus e do poder do Espírito Santo em todos os anos de presença do movimento na região. Na oportunidade em que acontecem os grupos de oração e o serviço nos ministérios, o Senhor promove encontros entre os irmãos das mais diversas idades. O encontro com o Amor de Deus vem transformando os corações que acolhem seu chamado. O exercício dos Carismas é o meio pelo qual o Espírito renova todas as coisas, promovendo através do Batismo no Espírito Santo a Vida Fraterna.

’’A Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá como corrente de graça passa a ser percebida, sentida de forma mais concreta, a partir de maio de 1991, por ocasião da Fundação da Comunidade Shalom nesta Diocese, que passou, a partir daí, a semear a Cultura de Pentecostes. Em Quixeramobim, isso aconteceu a partir de 1994, por meio de um jovem chamado Antônio de Pádua Costa de Almeida, em virtude de uma experiência pessoal que viveu no evento Queremos Deus, realizado em Fortaleza/Ceará. Ao retornar desse encontro, sentiu um grande desejo de servir ao Senhor. Como fruto disso, neste mesmo ano, iniciou um grupo de animação litúrgica nesta cidade, chamado: Cante com a gente, faça Jesus Contente, que alguns meses depois gerou o primeiro Grupo de Oração enquanto movimento eclesial da RCC, chamado Renovação para a Libertação. A partir daí aconteceu o Seminário de Vida no Espirito Santo e o nascimento dos primeiros ministérios: intercessão, música e pregação. Em seguida, a realização dos primeiros congressos diocesanos na cidade de Quixeramobim. Após os congressos, o Espírito Santo foi fomentando nas cidades vizinhas o desejo de levar esta experiência, mais precisamente nas cidades de Madalena e Banabuiú. E, com isso, a Renovação Carismática foi se estruturando na nossa Diocese, sendo uma grande bênção hoje para toda a Igreja na Diocese de Quixadá.

O primeiro coordenador diocesano da RCC eleito foi Pádua Costa, que permaneceu até 2008. Em seguida, vieram os seguintes mandatos: de 2009 – 2012: Evanguiberto Nobre, da cidade de Banabuiú, seguido por Maria Mônica Pereira, de Quixeramobim, no período de 2013 a 2014. De 2015 a 2018, Maria Iolanda de Almeida, de Madalena, e, atualmente, Tatiane Nogueira Leal, no biênio de 2019 a 2020. Durante esses tempos, a RCC vem gerando grandiosos frutos, com missões realizadas com muito zelo e responsabilidade em toda a Diocese. Pode-se citar:

MISSÕES EVANGELIZADORAS/EVENTOS:

– De 1994 até 1999 – Retiro de Carnaval organizado pela Comunidade Católica Shalom em Quixadá (que acontece anualmente);

– 2000 – I Retiro de Carnaval organizado pela RCC da Diocese em Quixeramobim (Alegra-te, a partir de 2015 aconteceu o I Renovar em Quixeramobim, no Colégio Nossa Senhora do Rosário, que faz parte desta história de Amor);

– 1998 – Início do Cenáculo com Maria, em homenagem à festa de Nossa Senhora Aparecida no ginásio da AABB, com a recitação do Santo Rosário ao longo do dia, reunindo as diversas expressões pastorais da Igreja. Hoje acontece no Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, sob a coordenação da Comunidade Mariana Oásis da Paz.

– 1998 – Início do Congresso Diocesano, com o tema “Vigiai e Orai” e a participação da Missionária Suely Façanha (CS).

– 2003 – Início do Grupo de Oração Fonte de Luz, na cidade de Madalena, sob a coordenação de Rita.

– 2003 – Início do Grupo de Oração Mensageiro de Cristo, na cidade de Banabuiú, sob a coordenação de Evanguiberto.

– 2012 – Início do Grupo de Oração Filhos do Imaculado Coração, em Palmatória (Itapiúna), sob a coordenação de Vilalta.

Em tudo, podemos professar: o Senhor está a fazer uma nova Obra, estamos vendo com alegria e renovada esperança o seu ’’Amor sendo derramado sobre os corações’’ (Rm 5,5). Ele está manifestando a Sua compaixão pelo povo que sofre, Ele está percorrendo as cidades e aldeias da Diocese, ensinando, pregando e curando os corações. Anunciamos o Reino dos Céus que está próximo, acreditando que Deus proverá através da prudência e da simplicidade, formando os Seus servos e resgatando os seus membros (Mt 9,35-38). Ele disse, Ele fará!

Bendito seja Deus por esta história de Amor, pois assim Ele visitou e libertou Seu povo. Que a Paz de Cristo e a Alegria de Maria conduzam esta Diocese na graça de um novo e permanente Pentecostes, gerando conversão sincera e uma fecunda vida fraterna!
fonte: site http://www.comunidadeboasemente.com/noticias/25-anos-da-renovacao-carismatica-catolica-na-diocese-de-quixada/

Sobre admin

Ministério de Comunicação da Renovação Carismática Católica do Ceará

Leia Também

escrevendo

Carta aos carismáticos da Diocese de Crato

Amados irmãos (a) Coordenadores de Grupo de Oração, Conselho Diocesano e Equipe Diocesana da Diocese ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *