inicio / Uncategorized / “Porque Deus suscitou a Renovação?” Reinaldo Reis no XIII Congresso Diocesano
Reinaldo

“Porque Deus suscitou a Renovação?” Reinaldo Reis no XIII Congresso Diocesano

O XIII Congresso Diocesano da Renovação Carismática de Iguatu teve a presença especial de Reinaldo Bezerra dos Reis, um dos pioneiros do movimento carismático no Brasil e membro permanente do Conselho Nacional da RCC.

Em sua primeira pregação, no sábado à tarde, intitulada Cartas às Igrejas de Éfeso e Esmirna (Ap 2, 3-4), ele explicou rapidamente o objetivo do livro de Apocalipse. Em seguida, enfatizou a importância da perseverança na vida dos cristãos, especialmente no tocante à identidade do cristão carismático: “Muitos dizem: a Renovação não é mais a mesma. Na verdade transferimos a nossa culpa para o movimento, quando estamos perdendo a nossa identidade, amortecendo o nosso primeiro amor”.

“Porque Deus suscitou a Renovação?”, perguntou Reinaldo aos participantes, levando-os a refletir. Nesse momento ele relembrou o início de tudo: “O Senhor suscitou várias pessoas a reavivarem a crença no Espírito, mas a nós, de modo especial, suscitou a freira italiana, da cidade de Lucca, Elena Guerra, porque dela Deus se serviu para falar com a hierarquia”. Elena escreveu cartas ao Santo Padre, Leão XIII, falando de suas experiências, e da necessidade de a Igreja voltar o olhar para o Espírito Santo. Depois, explicou a cronologia da Renovação, o retiro de Duquesne, os desafios e aprendizados do início.

Sobre o “evento” de Pentecostes, Reinaldo enfatizou que “a maior necessidade da Igreja é o seu Pentecostes permanente. Você faz parte do novo, foi chamado a promover um culto renovado. Ajudem o Espírito Santo a se tornar conhecido e amado”.

É oportuno lembrar a todos que o eixo da nossa identidade é o Batismo no Espírito Santo, citando o Papa Francisco em pronunciamento a toda a RCC em Roma, em 2014: “Eu quero que compartilhem o Espírito Santo com toda a Igreja”. O pregador do dia finalizou sua pregação de sábado, exortou a todos a não somente participarem do movimento, mas vivê-lo, pois “estamos no nosso melhor momento”, afirmou.

No domingo pela manhã, em sua segunda pregação no evento, Cartas às Igrejas de Sardes e Laodicéia (Ap 3, 1-4. 14-16. 19-20), convidou os presentes a pensar: “Eu tenho pautado minha vida pela escuta da Palavra?”

Segundo Reinaldo: “Muitas vezes nós, nosso Grupo de Oração, parecemos estar vivos, mas na verdade estamos como mortos, sem viver a santidade, sem fidelidade ao Espírito de Deus”, e cita a passagem: “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te (Ap 3, 15-16). Ainda destacou que o primeiro chamado de Jesus para nossas vidas “não é para fazer coisas, mas para estar com Ele.”

“Não se contente em viver uma vida medíocre, não finja ser carismático”, exortou. Destacando o tema da RCC neste ano, Eis que Estou à porta e bato (Ap 3, 20), indagou: “Muitas vezes deixamos Jesus de fora das nossas vidas, Jesus quer que tenhamos parte com Ele. Como Jesus pode entrar no meu coração?”

Sobre a unidade das Pessoas da Santíssima Trindade, explicou que “Deus é Espírito e é Santo (…) O Verbo se fez carne em Maria, viveu, morreu, ressuscitou e nos deu seu Espírito, que está conosco até o fim dos tempos. Deus sempre age trinitariamente, mas é possível perceber quem está no protagonismo. ”

Ainda exortou a todos a uma constante atitude de renúncia em áreas da nossa vida que nos impedem de viver a plenitude do Espírito: “O Espírito é prometido para aqueles que não o têm, mas também é prometido para aqueles que já o têm, para que sejam possuídos por Ele, em maior quantidade e em abundância”.

Ao encerrar o momento com a oração, conduziu todos a interceder, pedindo o Espírito Santo uns pelos outros, com abertura e simplicidade.

– Por Rafael Oliveira (RCC de Mombaça)

Sobre Flaveny Alencar MCS Iguatu

Coordenadora do Ministério de Comunicação da Diocese de Iguatu

Leia Também

IMG-20180813-WA0020

Russas realiza 7° NG Encontro

Aconteceu no dia 11 de agosto na cidade de Russas, no auditório da escola UNECIM, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *