inicio / Uncategorized / “Porque Deus suscitou a Renovação?” Reinaldo Reis no XIII Congresso Diocesano
Reinaldo

“Porque Deus suscitou a Renovação?” Reinaldo Reis no XIII Congresso Diocesano

O XIII Congresso Diocesano da Renovação Carismática de Iguatu teve a presença especial de Reinaldo Bezerra dos Reis, um dos pioneiros do movimento carismático no Brasil e membro permanente do Conselho Nacional da RCC.

Em sua primeira pregação, no sábado à tarde, intitulada Cartas às Igrejas de Éfeso e Esmirna (Ap 2, 3-4), ele explicou rapidamente o objetivo do livro de Apocalipse. Em seguida, enfatizou a importância da perseverança na vida dos cristãos, especialmente no tocante à identidade do cristão carismático: “Muitos dizem: a Renovação não é mais a mesma. Na verdade transferimos a nossa culpa para o movimento, quando estamos perdendo a nossa identidade, amortecendo o nosso primeiro amor”.

“Porque Deus suscitou a Renovação?”, perguntou Reinaldo aos participantes, levando-os a refletir. Nesse momento ele relembrou o início de tudo: “O Senhor suscitou várias pessoas a reavivarem a crença no Espírito, mas a nós, de modo especial, suscitou a freira italiana, da cidade de Lucca, Elena Guerra, porque dela Deus se serviu para falar com a hierarquia”. Elena escreveu cartas ao Santo Padre, Leão XIII, falando de suas experiências, e da necessidade de a Igreja voltar o olhar para o Espírito Santo. Depois, explicou a cronologia da Renovação, o retiro de Duquesne, os desafios e aprendizados do início.

Sobre o “evento” de Pentecostes, Reinaldo enfatizou que “a maior necessidade da Igreja é o seu Pentecostes permanente. Você faz parte do novo, foi chamado a promover um culto renovado. Ajudem o Espírito Santo a se tornar conhecido e amado”.

É oportuno lembrar a todos que o eixo da nossa identidade é o Batismo no Espírito Santo, citando o Papa Francisco em pronunciamento a toda a RCC em Roma, em 2014: “Eu quero que compartilhem o Espírito Santo com toda a Igreja”. O pregador do dia finalizou sua pregação de sábado, exortou a todos a não somente participarem do movimento, mas vivê-lo, pois “estamos no nosso melhor momento”, afirmou.

No domingo pela manhã, em sua segunda pregação no evento, Cartas às Igrejas de Sardes e Laodicéia (Ap 3, 1-4. 14-16. 19-20), convidou os presentes a pensar: “Eu tenho pautado minha vida pela escuta da Palavra?”

Segundo Reinaldo: “Muitas vezes nós, nosso Grupo de Oração, parecemos estar vivos, mas na verdade estamos como mortos, sem viver a santidade, sem fidelidade ao Espírito de Deus”, e cita a passagem: “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te (Ap 3, 15-16). Ainda destacou que o primeiro chamado de Jesus para nossas vidas “não é para fazer coisas, mas para estar com Ele.”

“Não se contente em viver uma vida medíocre, não finja ser carismático”, exortou. Destacando o tema da RCC neste ano, Eis que Estou à porta e bato (Ap 3, 20), indagou: “Muitas vezes deixamos Jesus de fora das nossas vidas, Jesus quer que tenhamos parte com Ele. Como Jesus pode entrar no meu coração?”

Sobre a unidade das Pessoas da Santíssima Trindade, explicou que “Deus é Espírito e é Santo (…) O Verbo se fez carne em Maria, viveu, morreu, ressuscitou e nos deu seu Espírito, que está conosco até o fim dos tempos. Deus sempre age trinitariamente, mas é possível perceber quem está no protagonismo. ”

Ainda exortou a todos a uma constante atitude de renúncia em áreas da nossa vida que nos impedem de viver a plenitude do Espírito: “O Espírito é prometido para aqueles que não o têm, mas também é prometido para aqueles que já o têm, para que sejam possuídos por Ele, em maior quantidade e em abundância”.

Ao encerrar o momento com a oração, conduziu todos a interceder, pedindo o Espírito Santo uns pelos outros, com abertura e simplicidade.

– Por Rafael Oliveira (RCC de Mombaça)

Sobre Flaveny Alencar MCS Iguatu

Coordenadora do Ministério de Comunicação da Diocese de Iguatu

Leia Também

LOCAIS

Na Diocese de Iguatu tem Renovar

Iguatu Endereço: Centro Diocesano de Pastoral Informações: Joelma (88) 9.96435157 Acopiara: Endereço: Centro Pastoral Informações: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *