inicio / Conselho Estadual / Jubileu de Ouro da RCC deve reunir 130 países – RCC Ceará também estará presente
caravana_roma

Jubileu de Ouro da RCC deve reunir 130 países – RCC Ceará também estará presente

São esperadas 30 mil pessoas provenientes de 130 países, 600 sacerdotes, 50 bispos e cardeais para o Jubileu carismático, em Roma, com Francisco

A Renovação Carismática Católica celebra seu Jubileu de Ouro em Roma,  a partir desta quarta-feira, 31, a 4 de junho, com um programa que inclui encontros, simpósios, celebrações e adoração nas principais basílicas romanas. O ápice das celebrações será a Vigília de Pentecostes e a oração ecumênica com o Papa Francisco no ‘Circo Massimo’ no sábado, 3.

São esperadas 30 mil pessoas provenientes de 130 países, 600 sacerdotes, 50 bispos e cardeais, para celebrar juntos com o Papa os 50 anos da Renovação Carismática, nascida em Pittsburgh, EUA, na manhã gelada de fevereiro de 1967, graças a um grupo de estudantes que sentiu a necessidade de reunir-se e rezar, invocando o Espírito Santo sobre a Igreja e sobre o mundo.  Desde então o movimento não parou de crescer, ganhando novos adeptos em todas as partes do mundo.

“Para este encontro esperamos uma nova efusão do Espírito Santo sobre a Igreja e sobre o mundo, e esperamos também por alguma surpresa. Nós estamos prontos e a serviço da Igreja para ajudar também a obra de reforma e renovação iniciada pelo Papa e para difundir a cultura da Pentecostes, porque é o Espírito que faz grande todas as coisas”.

A Vigília de Pentecostes no Circo Massimo, desejada pelo Pontífice, será um momento também aguardado pela sua dimensão e valor ecumênico. Entre os convidados, estarão o Pastor Giovanni Traettino, amigo de Bergoglio, líderes protestantes e alguns ortodoxos. Conosco, o Presidente da RCC Itália, Salvatore Martinez:

“De qualquer maneira será a grande ocasião para mostrar como o ecumenismo espiritual é o maior e atual motivo de reconciliação entre as diversas tradições cristãs. O Papa Francisco quis organizar uma Vigília ecumênica. Portanto, não um modo para celebrar a Renovação nos seus 50 anos, mas para celebrar o Espírito Santo que é causa de unidade, de alegria, de reconciliação”.

Ceará

A Caravana do Ceará embarcou nesta segunda-feira, 29, do Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza com aproximadamente 30 pessoas representando as dioceses cearenses, incluindo Padre Marcos Ronney, Diretor Espiritual da RCC no estado. No sorriso de cada um a certeza de viver uma data histórica e inesquecível, ponto de partida para mais 50 anos de muitas novas experiências.

No próximo mês de junho o Jubileu será celebrado no Brasil, na Canção Nova e Aparecida/SP e em Agosto o Congresso Estadual da RCC Ceará marcará também este grande momento histórico para esta Corrente de Graças em todo o mundo.

Sobre Eder Machado

Coordenador do Ministério de Comunicação do Estado do Ceará

Leia Também

DSC_1382

Baixe o Cartaz do Congresso Estadual para sua diocese

Faltando 30 dias para o maior encontro de Unidade da Renovação Carismática Católica, foram divulgadas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *