inicio / Ministérios / Ministério de Comunicação Social / [Formação] Como evangelizar através de notícias
coletiva01

[Formação] Como evangelizar através de notícias

O release é uma ferramenta fundamental para o trabalho das assessorias de comunicação, no nosso caso, o Ministério de Comunicação Social. É através deste texto que a imprensa e as outras instâncias tomam conhecimento sobre os acontecimentos que envolvem os grupos de oração, paróquias e dioceses, repassando para sociedade em forma de matéria, nota ou cobertura.

Em nossos encontros, a divulgação é um passo fundamental dentro do planejamento do evento. Se faz necessária a utilização de todos os meios possíveis para chegar com a informação ao grande público, que por sua vez, pode estar aguardando sedento por apenas uma oportunidade e ‘empurrãozinho’ para um encontro pessoal com Deus, através do seu evento. centenario_1Justamente por ser a forma mais próxima e corriqueira de contato entre o MCS e a mídia (interna e externa), o release deve sempre estar bem produzido (bem redigido e com imagens que comprovem os fatos apresentados) – desta forma as chances dele se tornar uma notícia são maiores, dando visibilidade ao evento ou fato que se quer demonstrar.

Sendo um texto elaborado nos moldes jornalísticos, como os que precisamos, existem algumas regrinhas que facilitam a produção de um bom release. Vamos lá:

1. No primeiro parágrafo do texto devem vir as informações principais – São seis perguntas básicas que devem ser respondidas: o que, quem, como, onde, quando e por quê. Nem sempre os bairros, cidades ou paróquias são conhecidas dos leitores, por isso é necessário apresentar a região onde ficam ou alguma referência com a distância que fica de Fortaleza.

2. O título deve ser direto e informativo. Use sempre frases ativas, com substantivos e verbos e de preferência no presente com no máximo 6 palavras.

3. Seja objetivo: Evite o uso excessivo de adjetivos, evitando também ‘fazer propaganda ou auto promoção’ – quem vai ler a notícia quer saber do assunto abordado e não do que você pensa, o que você pensa é outro tipo de texto.

4.  Aproveite o segundo parágrafo para contextualizar a notícia principal que foi abordada inicialmente (participantes, tema, metodologia…). Dados históricos e estatísticos devem aparecer nos parágrafos finais – e também são muito importantes, assim como curiosidades e testemunhos/comentários de participantes devidamente identificados

5. Inclua informações sobre a instância. Caso seja uma cidade é bom apresentar a cidade,  a quanto tempo o movimento está lá, se tem projetos, etc.. Ao citar nomes de pessoas se faz necessário dizer quem são e o que fazem, pois dificilmente quem lê as conhece.

6. Por fim, lembre-se de adicionar informações de contato. Disponibilize telefone, e-mail, site e endereço (caso tenham inscrições/hospedagem, informar como fazer), etc. Assim, o veículo de imprensa pode te procurar caso tenha alguma dúvida ou queira sugestão de fonte para a matéria e ainda os leitores têm a informação e os contatos para viabilizarem sua participação no evento, sanando suas dúvidas.

Por Eder Machado – MCS RCC Ceará

Sobre Eder Machado

Membro do Ministério de Comunicação do Estado do Ceará

Leia Também

RENOVAR

Renovar 2018 lança Camisetas Oficiais

O Encontro de Carnaval oficial da Renovação Carismática Católica do Ceará acontece de 10 a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *