inicio / Ministérios / Ministério de Comunicação Social / [Formação] Cobertura de Eventos
form_mcs_cobertura

[Formação] Cobertura de Eventos

A pedidos, vamos postar aqui algumas dicas para a cobertura de Eventos como o Renovar, guardadas as devidas proporções de cada local.

Sabemos que o Ministério de Comunicação Social não é um ministério apenas para cobertura de eventos, vamos aqui colocar algumas funções que talvez ainda não sejam executadas em seu grupo, comunidade, paróquia ou diocese, mas que são igualmente necessárias nos eventos.

Lembramos que toda a preparação do Ministério de Comunicação deve ser alinhada com a equipe de coordenação/organização do evento, para que sejam sanadas as despesas/necessidades, bem como o trabalho possa fluir sem barreiras.

Seguem as dicas de acordo com a numeração na imagem anexa:

1  – Mesa central para gravação: Caso o evento seja gravado é necessário colocar a câmera em posição estratégica na frente do palco, para assim ganhar maior visibilidade e não ter pessoas passando na frente dela. Lembro que se faz necessário e importante pegar junto ao mesário de som um retorno de áudio para gravar o áudio em separado, caso o áudio da câmera não seja de boa qualidade, para posterior edição;

2 – Stand do Ministério de Comunicação: O stand do ministério se faz necessário por alguns motivos, listados a seguir:
Balcão de informações e achados e perdidos;
Assessoria de Imprensa, caso cheguem equipes para cobrir o evento a visão será ampla;
Acolhida de avisos e cronologia/acompanhamento do tempo;
Ponto de encontro/apoio para apresentadores e servos;
Cadastro de participantes;
Atualização de redes sociais;
Centralização de equipamentos e recarga de pilhas e baterias;
Descarga de cartões de memória de câmeras;
Redação de textos;
Caso seja um diocese, é importante realizar junto ao diocesano o cadastro/atualização de grupos de oração junto ao SAVIC:
Envio de notícias, fotos e vídeos para a RCC Ceará (contato@rccceara.org / comunicadoresceara@gmail.com).

3 e 4 – Ponto de boa visualização para fotografia: Dentro do enquadramento, colocar o perfil do pregador juntamente com o microfone e o ambão com o público ao fundo;

*Atrás do Palco (por trás dos músicos e/ou bateria) é um bom local para fotografias e vídeos, caso o evento tenha uma grande presença de público.

5 e 6 – Ponto de boa visualização para fotografia e vídeo: Dentro do enquadramento, colocar o pregador, ministro de música ou oração em primeiro plano, juntamente com todos que estão no palco;

7 e 8 – Ponto de boa visualização para fotografia: Dentro do enquadramento, colocar o palco e o público, buscando que não apareça na foto o teto do local do evento;

9 e 10 – Ponto de boa visualização para fotografia e vídeo: Dentro do enquadramento, colocar o público com o palco ao fundo, buscando que não apareça o teto do local do evento. O palco seria incluindo o som para demonstrar a estrutura do local;

11 e 12 – Ponto de boa visualização para fotografia e vídeo: Dentro do enquadramento de posição Central, colocar o público com o palco ao fundo, buscando que não apareça o teto do local do evento. O palco seria incluindo o som para demonstrar a estrutura do local; (Público sentado)

*Caso haja possibilidade de fazer fotos/vídeos de outro andar ou parte superior aproveitar os momentos de louvor ou cantos da Santa Missa com o público com as mãos erguidas ou nas pregações com todos sentados e o mínimo de lugares vazios.
*Uma dica para reduzir os lugares varios é sempre colocar uma ou duas fileiras de cadeiras mais perto do palco, pois as pessoas pouco sentam na primeira fila e quando for iniciar o encontro esta primeira fila seria retirada e colocada atrás. O ministro de música também poderá solicitar que as pessoas passem para a frente, uma a uma fileira.

13 – Acolhida: Fundamental, pois quebra diante dos participantes já a timidez e a preguiça, acolher é um ato de amar o irmão e demonstrar felicidade em tê-lo. Pode ser feito em parceria com o Ministério de Música e Artes com figurinos e adereços, mas sem provocar ‘constrangimento’ nas pessoas que chegam, respeitando o espaço de cada uma. Se o espaço for pequeno e já estiver cheio, esta equipe pode também apresentar para quem chega locais para sentar e ainda onde se cadastrar ou inscrever. Só assim teremos o número de participantes.

*Outras fotos importantes e necessárias são dos stands, estrutura, capela, sala das crianças, lanchonete, local do evento antes e depois para prestação de contas, fachada e leitores/testemunhos;
*O ministério ainda deve se preocupar com uma boa sinalização de banheiros, salas, saída, etc. Se possível imprimir, fazer as impressões sempre com a logomarca do evento no topo, a indicação ao centro em tamanho máximo e abaixo a marca da RCC e a instância.
Lembramos ainda da importância da confecção de pulseiras ou crachás para a identificação daqueles que estão servindo diretamente no evento, com as devidas restrições de espaço (por exemplo: nem todos os servos precisam subir no palco).

Pessoal e Equipamentos:

Deve ser feito de acordo com o tamanho do evento e com as necessidades, mas o mínimo que precisamos é de:
– Dois fotógrafos (independente da qualidade da câmera), um para palco e público e outro para estrutura, bastidores, stands, capela e outros momentos específicos; (duas câmeras, que podem ser de bolso/simples)
– Caso tenha vídeo pelo menos uma pessoa para operar; (filmadora)
– Uma pessoa para Redes sociais/Edição de fotos com computador e internet (todas as fotos postadas precisam de edição/tratamento) e, se possível, carimbo com a marca e o local; (Photoshop ou outros editores de imagem)
– Uma pessoa para redação de textos para imprensa ou RCC Ceará. Esta mesma pessoa fica responsável por fazer um texto para cada pregação dada e outros momentos; (computador, nem necessidade de internet)
– Uma pessoa pode fazer a atualização dos grupos de oração, cronometrar o tempo; (no caso do cadastramento, computador com internet)
– Duas pessoas podem fazer o cadastro/inscrição de quem chega; (relação em papel feita em excel, previamente, e numerada, caso hajam sorteios)
– Duas pessoas (um casal) pode fazer a apresentação do evento;
– Para acolhida se não houver parceria com outro ministério precisa-se de pelo menos duas pessoas;
– Caso hajam convidados (formadores) ou bandas, deve ser providenciado um local para tirar fotos com o cartaz do evento ou banner e para que estes possam fazer sua oração e entrevistas e ainda buscar informações corretas sobre estes. Podem e devem ser feitas ações para que as pessoas tirem fotos após a apresentação e deve ser feito registro de convidados especiais, como vereadores, prefeitos, autoridades de forças armadas, fundadores de comunidades, etc.
form_mcs_cobertura

Enfim, foram muitas coisas, mas evento ainda é muito mais que isso, para nosso ministério. Espero que todos tenham um Renovar de sucesso para que mais e mais pessoas possam conhecer o Amor de Deus. Qualquer dúvida, estamos aqui!

Eder Machado
MCS RCC Ceará

Sobre Eder Machado

Membro do Ministério de Comunicação do Estado do Ceará

Leia Também

WhatsApp Image 2019-02-15 at 18.30.30

Na Diocese de Quixadá tem Renovar

Confira os locais onde acontece o Renovar 2019 na Diocese de Quixadá: Madalena Local do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *