inicio / Notícias / Notícias da Igreja / Comunidade Paz e Bem celebra 20 anos
pazebem01

Comunidade Paz e Bem celebra 20 anos

História

pazebem02
Foto: Arquivo da Comunidade – Fundadores Magela e Ir. Joana

Tudo começou em uma vigília de oração na madrugada de sábado para domingo entre os dias 3 e 4 de janeiro de 1997, na escola de ensino médio Pe. Arimatéia Diniz, no Bairro do Alto Luminoso em Cascavel, Ceará. A intenção era de, na madrugada, onde muito adolescentes se perdem, encontrarmos respostas diante de Deus para os dramas dos jovens que mergulhavam numa noite escura de sua existência. Não sabíamos ao certo quais os desdobramentos da decisão de lutarmos pela juventude perdida. Na vigília éramos 15 adoradores. Logo depois, com apenas sete pessoas, começamos um trabalho com dependentes químicos que somavam 50 participantes. Nossa modesta estrutura e pouco conhecimento de causa foram compensados pela ousadia e inquietação face ao drama crescente.
Sem apoio tivemos que abrir a comunidade para acolher novos membros e ampliamos nossos serviços. Com um Seminário de Vida no Espírito Santo, realizado um ano depois da fundação, conseguimos a adesão de muitas pessoas da sociedade que, em busca de uma palavra de conforto se sentiam impelidas a viverem conosco uma experiência de vida em Deus.

Na verdade, a decisão de abrirmos a comunidade Paz e Bem para o mundo foi motivada por um conselho que eu diria “profético” do então Pároco de Cascavel, Pe. Eduardo Fialho (in memoriam). Vendo nossa aflição por causa dos jovens, ele chamou a mim e a Luisa e disse: – “Quando um incêndio se alastra
pela floresta, não é prudente atacar o fogo de frente. A melhor estratégia é marcar uma distância e fazer uma acero – é assim que chamam, quando desmatam uma área para impedir que o fogo destrua toda a floresta – explicou. Grande parte da floresta será destruída, mas quando chegar no acero, o incêndio para. Essa juventude está perdida. Pouco se pode fazer. Procure preservar os que ainda não se perderam, trabalhe com as crianças e adolescentes em situação vulnerável. Se assim o fizerem, terão salvo um geração inteira”.

Diante deste conselho, começamos a trabalhar com famílias em um serviço chamado de Missão de Paz e com jovens e crianças em situação de risco através dos serviços de música, dança, teatro e encontros de espiritualidade. Isso foi tão promissor que hoje, aquelas crianças se tornaram jovens e estão salvando outros jovens. Para nós a Palavras de Jesus em Jo 17,15 se tornaram um norte: 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os preserves do mal.
Do “quartinho”, que foi nosso primeiro lugar de encontro, a Casa da Paz, ao Centro de Evangelização S. João Paulo II e agora na Casa de Maria, locais que abrigaram os encontros e estruturas físicas, passaram milhares de pessoas, atraídas pelo carisma Paz e Bem, através de um profundo mergulho na Paixão do Senhor, tiveram um encontro Pessoal com Jesus que transformou suas vidas.

Como funciona

Uma Comunidade Católica, com forte inspiração franciscana, nascida dentro do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica, com 20 anos de Fundação e atualmente participa do grupo de Comunidades Novas acompanhada pelo Fórum dos Movimentos Eclesiais da Arquidiocese de Fortaleza (FAMEC).

CARISMA: Na Paixão do Senhor, viver e promover a Paz e o Bem.
MISSÃO: Trabalhamos pela restauração das famílias, proteção da crianças e resgate da juventude.
MEIOS: através do Batismo no Espírito Santo, com Grupos de Oração, Música, Teatro, Dança, Meios de comunicação eletrônica, vamos espalhando a mensagem do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.
COMO SE MANTÊM: Pelo modelo de vida de nosso patrono São Francisco de Assis, nos sustentamos com esmolas e doações espontâneas do povo. Com campanhas como: Uma moeda por uma vida ou venda de pequenos utensílios de porta em porta e também através da adesão de SÓCIOS DA PAZ. Como tudo que a Comunidade Paz e Bem oferece é gratuito a todos, toda a ajuda será sempre bem vida para mantermos nossos projetos de Evangelização e promoção Humana.

Os Fundadores

GERARDO MAGELA: Fundador da Comunidade Católica Paz e Bem, consagrado na Comunidade de Vida. Nasceu à 10 de março de 1974 e é natural de Janguaruana, Ceará. Suas experiências religiosas nasceram dentro de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica ainda aos 11 anos de idade. Mudou-se para Cascavel em julho de 1988. Foi catequista, assumiu coordenação de grupo franciscano, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, foi membro do conselho arquidiocesano da RCC entre outros.

LUISA MENDES: Co-fundadora da Comunidade Católica Paz e Bem, consagrada na comunidade de Vida. Nasceu à 21 de junho de 1975 e é Natural de Cascavel. Desde de sua juventude se dedicou a evangelização de crianças e jovens assumindo diversas frentes de missão. Foi membro do conselho arquidiocesano da RCC. Formada em Recursos Humanos e cursando Psicologia, é atualmente  formadora Geral da Obra Paz e Bem.

IR. JOANA DA CRUZ:  Co-fundadora da Comunidade Católica Paz e Bem. É natural de Limoeiro do Norte. Durante os primeiros anos, se dedicou a instrução dos membros da Obra até que sentiu um novo apelo do Senhor que a quis como sua esposa e tornou-se freira Carmelita professando os votos perpétuos. Mora em Patos de Minas—MG. No Carmelo da Santíssima Tridade.

 

Conheça: Rua Dr. Pedro de Queiroz, 1943, Centro, Cascavel, Ceará (entre os correios e o SINE).
LIGUE: 3334 0919  ou acesse www.pazebem.org.br

Sobre Eder Machado

Coordenador do Ministério de Comunicação do Estado do Ceará

Leia Também

pe caetano

Padre Caetano é homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará

Nesta quarta-feira (7), às 19h a Assembleia Legislativa realizará Sessão Solene para lançamento do livro ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *